Corpo Bombeiros faz vistoria em bases do Ênio Pinheiro a pedido do Singeperon

As escadas das bases 02 e 03 necessitam emergencialmente de reparos e é o caso de interdição.

0
376

No dia 02 de Agosto de 2018, uma equipe da diretoria de atividades técnicas-DAT, em atendimento ao ofício N° 090/2018/SINGEPERON, fizeram uma vistoria nas bases 02 e 03 do presídio Ênio Pinheiro.

A vistoria foi realizada por integrantes do corpo de bombeiros nas referidas bases, onde foram verificadas as estruturas físicas das guaritas.

Na unidade existe duas guaritas construídas em concreto armado e alvenaria, ambas suspensas por pilares em concreto armado, sendo o seu acesso através das escada em estrutura metálica. A função destas guaritas é realizar a vigilância da área interna onde se encontram os apenados.

A equipe do corpo de bombeiros vistoriaram os pilares, lajes e escadas.

Pilares— Em desconformidade. O pilar da base 02 está intacto e sem fissuras, trincas ou rachaduras. O pilar da base 03 apresenta fissuras na estrutura de concreto armado.

Lages—Em desconformidade. A Lage da base 02 está intacta e sem fissuras, trincas ou rachaduras. A Lage da base 03 está com sua armação metálica parcialmente e aparente oxidada.

Escadas— Em desconformidade. As escadas estão completamente oxidadas.

A equipe do DAT chegou as seguintes conclusões; A base 03 necessita de reforço na sua lage e no seu pilar, pois devido suas armações estarem a amostra e sofrendo ações das intempéries, sofreram oxidação, comprometendo assim a resistência da laje.

As escadas das duas bases necessitam emergencialmente de reparos e é o caso de interdição, pois devido a sua oxidação, estrutura metálica já chegou ao seu limite último de resistência a compressão e tração, podendo assim causar um dano físico aos Agentes Penitenciários. E suas especificações como largura e números de pisos máximos permitidos até o primeiro patamar, estão em desconformidade com a ITn-11, saídas de emergências junto ao CBMRO. Tudo de acordo com a lei 3.924 de 17 de Outubro de 2016, regulamentada pelo decreto 21.425 de 29 de Outubro de 2016.

O diretor administrativo da referida Unidade foi notificado sobre o laudo estrutural das bases das guaritas 02 e 03, conforme notificação regular N°5997.