Agentes Penitenciários frustram tentativa de fuga do presídio Pandinha

0
112

Na noite desta segunda-feira (11), agentes penitenciários do plantão B, do presídio Médio Porte (Pandinha), de Porto Velho, frustraram uma tentativa de fuga em massa.

Os apenados das celas “A-03 e A-04” estavam cavando buraco nas paredes e interligando as respectivas cela.

Segundo apurado, os presos iriam tentar segurar algum agente penitenciário, o presídio está super lotado, somente na triagem “A” haviam 60 presos, no total de mais de 450 presos para um defasado efetivo de agentes penitenciários, em média de 6 a 8 servidores no período noturno.

Vale ressaltar que o presídio Médio Porte está sob Intervenção Militar, mas no período noturno não tem policiais para manterem a ordem e a segurança, ou seja, somente no período diurno, para manterem as visitas dos apenados. Mas durante a noite, em que a segurança fica mais comprometida e os riscos de fugas são ainda maiores, não há efetivo desses policiais.

O governo de Rondônia está tendo gastos exorbitantes com a Intervenção Militar para realizarem os mesmos serviços que os agentes penitenciários fazem, mesmo com o defasado efetivo, o Governo prefere gastar muito mais do que cumprir um acordo homologado na justiça, caso ele cumprisse o acordo, até mesmo a escala dos servidores iria diminuir, com isso, aumentado mais o efetivo de agentes penitenciários nos presídios.