Agentes penitenciários e de segurança socioeducativo se reúnem em evento na capital

0
508

As homenagens alusivas ao Dia do Agente Penitenciário e Agente de Segurança Socioeducativo, celebrado em 19 de junho, foram concluídas em grande estilo no último final de semana, com a realização de um evento de confraternização em Porto Velho, na casa de shows Talismã 21, que reuniu servidores da capital e do interior do Estado, e familiares.

evento foi organizado pelo Singeperon, sindicato das categorias, e contou com diversas atrações como banda de música, dj, festival de talentos, estúdio fotográfico montado no local, sorteios de prêmios e um requintado buffet.

“O objetivo”, segundo a presidente do Singeperon, Daihane Gomes, “foi honrar esses servidores que são verdadeiros heróis anônimos, os quais se arriscam para manter a ordem nas unidades prisionais e socioeducativas com as mínimas condições de trabalho e de segurança”.

A representante ainda destacou que a confraternização foi uma oportunidade para amenizar a carga de estres. “Para quem trabalha em ambiente tão hostil, tenso e de alta periculosidade, é mais que merecido ser agraciado com um momento como esse, para se desestressar um pouco, reunido com familiares e amigos”, ressaltou Daihane.

O agente penitenciário Cláudio Nascimento veio de Pimenta Bueno acompanhado da família para participar da confraternização em Porto Velho. “Valeu a pena ter vindo. Nosso sindicato está de parabéns pela organização, e por honrar essa nossa classe tão sofrida”, comentou Cláudio.

SAIBA MAIS

O Dia do Agente Penitenciário e do Agente de Segurança Socioeducativo de Rondônia, celebrado em 19 de junho, foi instituída pela Lei Estadual nº 299, de 2011.

Função do Agente Penitenciário

Dentre as atribuições estão: manter a ordem, disciplina, custodia e vigilância no interior das unidades prisionais, escolta armada para audiências judiciais, hospitais, transferência de presos, apreensões de ilícitos, revistas pessoais em detentos e visitantes, controle de motins e rebeliões nas unidades prisionais. Além de zelar pelo bom andamento dos programas voltados à reinserção social.

Função do Agente de Segurança Socioeducativo

O Agente de Segurança Socioeducativo exerce atividades de vigilância e escolta nos espaços intramuros e extramuros nos estabelecimentos destinados ao Atendimento às Medidas Socioeducativas, zelando pela integridade física, mental e emocional dos adolescentes em conflito com a lei e pelo cumprimento das medidas socioeducativas, e atuando como
orientador no processo de reinserção social.

Confira fotos da confraternização